segunda-feira, 8 de agosto de 2016

TOP 05: Road Movies

1. Top 05: Road movies –

Em homenagem a "Entre Idas e Vindas", que continua figurando nos filmes mais assistidos nos cinemas do Brasil, estou inaugurando um novo marcador aqui no blog, o Top 5. Nesse bloco irei listar cinco itens, que se relacionem com a alguma temática ligada a carreira da Alice. Os itens não estarão apresentados por nenhuma ordem específica, será uma ordem aleatória, baseadas em obras e fatos que eu conheço, por isso mesmo grandes nomes do gênero, assunto, ou do tema podem não estar listados aqui, ok? O top 05 dessa semana é sobre filmes que assim como "Entre idas e vindas" se passam na estrada:

Quase famosos (2000) -
                 
Quase Famosos (no original Almost Famous) é um filme de 2000, escrito e dirigido por Cameron Crowe (Nós compramos um Zoo). Quase famosos narra a história de um adolescente de 15 anos que consegue o trabalho dos sonhos: escrever uma matéria para a lendária revista Rolling Stone sobre a turnê de uma grande banda de Rock. O filme, pode ser considerado semiautobiográfico, uma vez que o próprio Crowe, quando adolescente também escreveu para a revista Rolling Stone e acompanhou parte da turnê da histórica banda Led Zeppelin. Momentos musicais maravilhosos não faltam nesse filme que trata sobre amadurecimento e pertencimento de uma forma que você não vai esquecer.


Na natureza selvagem (2007) -

Sinopse:

Em 1990, com 22 anos e recém-formado, Christopher McCandless, doa tudo o que tem, abandona sua identidade e parte em busca de uma experiência que o retire de sua rotina típica da classe média. Abandona, assim, os pais sem que ninguém saiba e aventura-se na estrada. Percorre toda a América (rumo ao Alasca) sempre de carona, a pé, e até de canoa. Influenciado pelas suas leituras, que incluíam Tolstoi e Thoreau, ansiava por chegar ao Alasca, onde poderia estar longe da sociedade tradicional humana e em comunhão total com a natureza em sua forma mais selvagem e pura. O que lhe acontece durante este percurso transforma o jovem em uma inspiração para várias pessoas.


Estreia na direção do ator Sean Penn, essa adaptação de livro de mesmo nome conta a história verídica de Christopher McCandless, vivido pelo ator Emile Hirsch, o filme traz cenários lindos, interpretações honestas e ainda tem a boa parte da trilha sonora composta por Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam. É um filme bonito, inspirador e que nos faz questionar muitos de nossos valores.


Diário de uma motocicleta (2004) -

Dirigido pelo maravilhoso brasileiro Water Salles, o filme é baseado no livro de memórias do jovem asmático, Ernesto Guevara, que posteriormente seria mundialmente conhecido como Che Guevara, e que é brilhantemente interpretado no filme pelo ator Gael Garcia Bernal. O filme narra a expedição de 1952, inicialmente por moto, em toda a América do Sul por Guevara e seu amigo Alberto Granado. Aos meus olhos, um dos melhores roadies movies da história. A repercussão desse filme está intrisicamente ligada a existência desse aqui abaixo.


On The Road (2012) -

Me atrevo a dizer que a obra na qual se baseia esse filme inspirou a maioria das obras aqui citadas, ao menos "Diário de uma motocicleta" e "Na natureza selvagem". Um clássico da literatura norte-americana moderna o livro é considerado a bíblia beat e narra a história e o encontro de Dean Moriarty e Sal Paradise alter-ego de Jack Kerouac. A história se baseia nos anos que Kerouac passou viajando pelos Estados Unidos, na década de 1940, com Neal Cassady e várias outras figuras que mais tarde se tornariam grandes nomes da literatura como William S. Burroughs e Allen Ginsberg. Alice faz Terry, uma jovem mãe solteira e mexicana que trabalha com Sal na coleta de algodão. O filme também é dirigido pelo brasileiro Walter Salles, e demorou décadas para ser lançado. O lendário diretor Francis Ford Coppola tem os direitos de adaptação do livro desde 1979. 


Entre idas e vindas (2016) -

O filme de José Eduardo Belmonte narra a história de quatro amigas que saem em uma viagem de "despedida de solteira", altamente problemática. No caminho as amigas encontram um professor e seu filho (papeis de Fábio e João Assunção). Confira o trailer do filme abaixo e uma crítica completa do mesmo aqui.
        
      Nesse fim de semana "Entre Idas e Vindas" foi o 12° filme mais assistido no Brasil!
Confira no Adoro Cinema.



Você também pode gostar de:

- A cura (1995)
- Sete anos no Tibet (1997)
- Pequena Miss Sunshine (2005)
- Paulo Coelho on the road to Santiago de Compostela (2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário